Muito atarefado? Não tem tempo pra nada? Seguem 4 dicas que vão mudar isso

Você já se pegou olhando as horas e dizendo: Nossa! Como o tempo passou rápido, e eu ainda não consegui finalizar isso, aquilo… E no outro dia acontece a mesma coisa, e repete… Eu confesso para você que já passei por isso.

No decorrer dos últimos anos, venho aprendendo e reforçando alguns hábitos que estão sendo muito úteis para a minha eficácia quando o assunto é TEMPO, e quero compartilhar com você.

Seguem abaixo algumas dicas que poderão ser muito úteis para que você seja mais eficaz em sua vida e em seu trabalho:

ORGANIZAÇÃO – Ambientes desorganizados influenciam também na organização das ideias e na organização dos seus pensamentos. Mesa, gaveta, armário “turbulentos” = pensamentos ” turbulentos”. Pare e perceba como está sua mesa de trabalho. Preste atenção hoje, quanto tempo você gastou arrumando papéis com informações ou organizando algo. Em seguida, comprometa-se a disponibilizar um espaço físico para cada coisa (se for possível); um caderno/bloco para anotações de determinados assuntos;  riscar com canetas coloridas assuntos pendentes e já resolvidos. Faça também listas diárias das suas atividades e vá riscando a medida que for finalizando cada uma delas. Isso clareia a mente. E tenha certeza que com um ambiente mais organizado, novas ideias criativas virão.

UMA COISA DE CADA VEZ – Atualmente pode parecer muito apropriado sermos aquela pessoa MULTITAREFA. O Dr. Clifford Nass, foi professor de comunicação da Universidade de Stanford, nos EUA, e falava sobre a importância de nos dedicarmos a uma só tarefa por mais tempo de cada vez, ao invés de trocar uma tarefa por outra, várias vezes. Ele dizia: ”Quanto menos trocarmos, melhor faremos”; “Aprender a se concentrar e cumprir uma tarefa com constância é uma habilidade de muita eficácia no gerenciamento do tempo”. Ele inclusive, sugere aplicarmos a regra dos 20 minutos: “Ao fazer alguma coisa, dedique-lhe um mínimo de 20 minutos”. Experimente e perceba a diferença.

MAIS IMPORTANTE PRIMEIRO  –   Stephen Covey escreve sobre as atividades do dia-a-dia que são importantes e as que são urgentes. Urgente significa que a atividade exige nossa atenção imediata. Elas se impõem a nós. Já as atividades importantes, tem a ver com resultados, diz ele. As questões que são importantes e não urgentes exigem mais iniciativa e proatividade nossa. E uma das maneiras de definirmos o que é importante é utilizando a “lista”que falamos no tópico anterior.

OBJETIVOS  DEFINIDOS – Teremos uma ideia mais clara do que é importante, se tivermos em mente os nossos objetivos e metas. Quando sabemos os resultados que queremos alcançar é mais difícil cairmos na armadilha de fazer o que é URGENTE, e chegar no final do dia ou de uma semana de trabalho, e termos apenas “apagado incêndios”.

E lembre-se que tempo é sinônimo de vida. Quando nos deixamos atropelar pelo tempo, estamos deixando nossa vida ser atropelada também. Tempo não volta. Vida não volta. Aprendermos a utilizar o tempo da melhor maneira, é também vivermos da melhor maneira.

Acredito muito, que esta é mais uma forma de sermos HOJE, MELHORES do que ontem! Até breve!

Escreva aqui nos comentários se você já utiliza essas dicas. Escreva também se você faz algo diferente que te ajuda a otimizar seu tempo.

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