Você leu meus últimos artigos sobre feedback? Caso não tenha lido, clique aqui e leia a parte 01 e clique aqui para ler a parte 2. Hoje vamos continuar a 3ª. parte do artigo…

Falamos no artigo anterior (parte 2), que o primeiro passo para se dar um FEEDBACK ASSERTIVO é relacionar os PONTOS POSITIVOS da pessoa que irá receber o feedback.

O segundo passo de um feedback é: FALE SOBRE O FATO

Nesta parte da conversa você vai falar sobre o fato acontecido e suas consequências. Nem mais nem menos. P.ex: “Por 3 meses consecutivos não estamos batendo a meta mensal. Isso está interferindo em nossa saúde  financeira”. “Fizemos uma reunião mês passado e combinamos que você estaria mais atento ao executar seu trabalho para evitar aqueles erros de conciliação. Aconteceu de novo”; “Aconteceu X e acarretou em Y”; “Não entregamos o documento na data certa, e poderá acontecer isso”;  “Você falou X e eu me senti Y”; etc..

Após relatar os fatos, e tão somente os fatos, sem colocar sua opinião, seus julgamentos, enfim tudo aquilo que passa pela nossa cabeça e que consome nossa energia, vem a parte onde a pessoa que está recebendo o feedback vai falar. Ela não vai se justificar. Vai falar o que a impediu de fazer ou de alcançar tal resultado. Vai falarf sobre a percepção dela com relação ao fato. Neste momento quem está fornecendo o feedback, precisa estar muito atento, exercitando sua escuta cuidadosa. Neste momento precisamos direcionar a conversa para que a mesma não vire um muro de lamentações ou de justificativas.

É importante estar ciente que nesta parte do feedback poderão aparecer, a partir do ponto de vista de quem está recebendo o feedback, algumas críticas com relação a empresa, ao seu líder ou com relação a pessoa que está dando o feedback (que neste caso seria você). Por isso é muito importante ter maturidade neste momento. Por mais que façamos o melhor, o resultado nem sempre é como a gente gostaria que fosse, ou nem sempre é interpretado da forma como imaginamos que seria. Compreender o ponto de vista dessa outra pessoa pode ser uma oportunidade de reavaliar procedimentos, melhorar processos e até de aperfeiçoar nossas habilidades interpessoais. Embora este momento não seja muito fácil, ele é extremamente importante. Lembra que falamos lá na 1ª. parte que alguns não gostam de dar feedback porque se expõem a recebê-lo? Pois então, é neste momento que ficamos vulneráveis a escutar algo que não gostaríamos, mas que faz parte do processo de aprendizado e crescimento profissional.

Após esse diálogo referente aos fatos, vamos para a 3ª. parte do feedback. A parte da AÇÃO, do COMPROMETIMENTO. Podemos dizer que esta parte é aquela aonde vão começar a aparecer os resultados positivos deste feedback.

Nesta 3ª. parte, vamos elaborar, debater e definir em conjunto, as ações, atitudes e procedimentos que serão implantados para resolver os problemas e as questões apresentadas na parte 2. Escrevam  em conjunto e troquem idéias sobre as melhores ações, pois isso gera mais comprometimento de ambas as partes.

Fundamental aqui também, ao final, colocar a data do próximo feedback. Poderá ser a cada 3 ou 6 meses. Sugiro que não seja em tempo maior que 6 meses. Precisamos ajustar as velas com frequência, para termos certeza que estamos na direção certa.

Ao final teremos uma folha para cada um, com aquilo que temos e fazemos de fazer, com os fatos que precisam ser melhorados e com nossas metas de melhoria, divididas em ações concretas para melhores resultados. Teremos também uma data limite na qual iremos conversar novamente e ver nosso progresso e o que precisaremos ajustar para melhorar nossa performance.

A consequência desse FEEDBACK ASSERTIVO, PROATIVO e POSITIVO, será uma maior motivação pessoal, movida pelas metas e objetivos claros, um maior comprometimento das partes envolvidas e por fim, melhores resultados tanto para a empresa como para a carreira do profissional.

Na vida pessoal, a consequência desse feedback, será constantemente avaliarmos o que estamos fazendo ou deixando de fazer para a felicidade de nossa família ou do nosso esposo/a.

Fazer uso do FEEDBACK ASSERTIVO, PROATIVO e POSITIVO constantemente, melhora significativamente nossa comunicação interpessoal e intrapessoal reduzindo o stress e direcionando nossas atitudes para um determinado resultado comum.

Clique neste link e baixe gratuitamente o formulário do FEEDBACK ASSERTIVO em PDF. É só clicar e baixar. Espero que você faça um ótimo uso desse formulário.

Bem… vou finalizando este artigo por aqui, mas quero te dizer que este artigo terá mais uma parte. Existe mais um procedimento, que aliado a estas 3 etapas do feedback, o torna ainda mais efetivo. Me acompanhe. Vamos juntos. Eu e você HOJE, MELHORES do que ontem!

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