Líder, você já pensou nos desafios da sua liderança atualmente? Imagino que sim. São inúmeras competências e atitudes necessárias para inspirar e motivar a sua equipe para então, juntos, alcançarem os resultados almejados. Grande desafio.

Talvez você tenha buscado conhecer seu estilo de liderança, seu padrão de comportamento, tudo com o intuito de ser um lider melhor. A cada livro que é lançado temos novos conceitos e novos olhares sobre o papel do lider, complementando e agregando ainda mais valor a este papel fundamental que é o de exercer a liderança. E assim vamos adquirindo mais conhecimento.

A era digital e o mundo virtual já fazem parte de nossas vidas e podemos utilizar tudo isso para adquirir mais conhecimento, acessarmos informações remotamente, para nos comunicarmos e muito mais.

A questão é que eu tenho percebido em minhas palestras e treinamentos que vários lideres tem caído na armadilha do “tudo virtual”, alegando facilitar e agilizar as coisas. E eu não tenho dúvidas, que realmente facilita e agiliza. 

E com toda essa “virtualização”, está se tornando cada dia mais importante e fundamental a “humanização” do lider. (Utilizei essa palavra humanização” para descrever a necessidade de sermos mais humanos, não só com os outros, mas nos permitirmos sermos mais humanos conosco mesmos visando o nosso crescimento e aperfeiçoamento).

Como lider, você é um espelho, um exemplo, uma referência para sua equipe. Aquilo que você fala, faz e a maneira como interage, está sendo analisada e de certa forma incorporada por seus colaboradores.

Não basta expressar-se bem,  fazer boas perguntas e motivar sua equipe, se você não estiver verdadeiramente aberto ao diálogo, respeitando as diferenças de pensamentos de cada um e ciente que talvez irá escutar outras ideias melhores ou mais apropriadas do que a sua naquele momento. Isso é ser HUMANO. Isso é agir com humanização.

Não basta dar feedback aos colaboradores, reconhecer seus méritos e dar a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente, se como lider, não estiver abertos a receber feedback, a ouvir algo que não agrade, algo que talvez seja necessário mudar e adaptar para fazer uma melhor gestão. Isso é ser HUMANO. Isso é agir com humanização.

Não basta querer deixar seu ambiente de trabalho agradável, leve e divertido, se não olhar cada pessoa com um olhar único, um olhar atencioso de quem sabe que a vida vai muito além daquelas horas que convivemos junto profissionalmente. Todos temos situações pessoais e familiares que influenciam positiva ou negativamente a nossa produtividade, motivação e relacionamentos em geral. Toda vez que você lider, coloca as pessoas como prioridade dentro do contexto em que elas estão vivendo naquele momento, estará agindo como um ser HUMANO e isso é agir com humanização.

O desafio que fica para você lider, é que mesmo convivendo com a era digital, você faça a diferença para sua equipe, agindo com humanização e olhando cada pessoa com a devida atenção que ela merece. Deixe esse legado! Sua equipe agradece.

Compartilhe ...Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *