Nem sempre é fácil identificar um comportamento verdadeiramente assertivo. Isso acontece devido a existir uma linha tênue entre assertividade e agressão. Uma atitude assertiva pode ser considerada uma agressão, seja pela forma como a atitude ou a fala é passada ao outro, ou seja pela interpretação que o outro faz daquilo que estamos falamos.

Com relação ao outro temos um controle parcial, pois controlamos a nossa parte, isto é, controlamos 100% dos 50% da comunicação, pois os outros 50% do processo de comunicação dependem da pessoa que está recebendo a informação. Imagine que você está passando uma informação sobre um relatório para alguem da sua equipe e em um certo momento, enquanto você fala, essa pessoa fica olhando o celular. Sobre essa atitude dela de olhar ao celular enquanto voce está falando, você não tem controle.

Você pode até dar uma “bronca”, ou pedir pra pessoa parar de olhar o celular, ou então dar um feedback posteriormente, tudo vai depender da sua relação com ela. Você pode expressar a sua opinião da maneira que for, só que a questão é que se essa pessoa vai realmente parar de olhar ao celular quando você ou qualquer outra pessoa fala, depende exclusivamente da força de vontade dela (esses são os 50% que não temos controle).

Por isto que todos os dias pessoas são demitidas devido aos seus comportamentos inadequados.

E a grande questão é: como identificarmos se estamos sendo assertivos ou se passamos do limite, agindo com uma certa agressividade se temos controle sobre apenas 50% da comunicação?

Lembre sempre que a assertividade é baseada no equilíbrio. Isto quer dizer que quando somos assertivos, sabemos nossos desejos e necessidades, só que também consideramos os direitos, necessidades e desejos dos outros. Quando somos assertivos, pedimos aquilo que queremos, mas não necessariamente iremos obter. (pois depende daqueles outros 50%)

Já um comportamento agressivo é baseado em ganhar. Neste caso, não se considera os direitos, necessidades, sentimentos ou desejos dos outros, e sim, apenas os nossos. Pode-se até conseguir o que quer, mas não de uma maneira espontânea por parte do outro. O outro faz porque “tem que” fazer e não existe parceria, comprometimento genuino.

Ser assertivo nem sempre é fácil, mas podemos aprender e aperfeiçoar.
Se você ainda não baixou o ebook sobre Comunicação Assertiva – Descubra o
seu estilo Dominante de Comunicação, clique aqui e baixe agora.

Quando agimos com assertividade, agimos de maneira justa e com empatia. Não precisamos intimidar o outro. Agindo com justiça e respeito, recebemos o mesmo em troca, somos bem quistos e as pessoas sentem prazer em trabalhar conosco. Isso é tudo de bom.

Vamos juntos! Eu e você hoje, melhores do que ontem!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *